terça-feira, 19 de outubro de 2010

As cores da desintegração... Frida Kahlo



''Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.''
Frida Kahlo

Hoje resolvi trazer as cores vivas e quentes, que tanto estranham dores e ideias...
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, ou se você preferir apenas Frida Kahlo, nasceu no México em 1907 e suas obras são um registro enigmático dos dramas vividos e dos fantasmas emocionais que a perseguiam.
Aos seis anos ela contraiu poliomelite, e como consequência da doença ficou com um problema em uma das pernas que a fazia andar mancando. Ao superar o trauma da poliomelite, sofreu um acidente de ônibus, e em meio à inúmeras fraturas pelo corpo  uma barra de ferro atravessou-a, entrando pela bacia e saindo pela vagina.
O trágico acidente faria nascer a artista ... Frida começou a pintar enquanto se recuperava.
Dentre as dores, subjetivamente retratadas nos quadros, estão sua frustração por não poder ser mãe e o imenso e irreal amor que ela sentia por Diego Rivera.
Frida morreu em 1954 de embolia pulmonar, e a última frase escrita em seu diário foi "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida".


Algumas obras:

As duas Fridas - 1939


Coluna partida - 1944


Diego e Frida - 1944

''Diego está na minha urina, na minha boca, no meu coração, na minha loucura, no meu sono, nas paisagens, na comida, no metal, na doença, na imaginação.''


Hospital Henry Ford - 1932


Surreal certo?
ERRADO!

"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade".

Okay, se você gosta de cinema concerteza já deve ter visto o filme Frida, que retrata a vida dessa figura genial (ela é interpretada pela atriz Salma Hayek). Se você gosta de música talvez você saiba que o disco  "Viva la Vida or Death and All His Friends", da banda Coldplay é inspirado em um quadro dela chamado "Viva La Vida" (mesmo nome do primeiro single do disco). Mas eu duvido que por alguma razão você saiba que Dulce Maria ("sim sou rebelde") é sua sobrinha-bisneta.  =/

Apenas isso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário