segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ser ou não ser?

Olá a todos, espero que estejam bem!

 "Ser ou não ser (designer), eis a questão"





Essa semana me coloco a parafrasear um cara chamado William Shakespeare, mas peço licença a todos que sabem o contexto dessa citação. Não vamos discutir vida ou morte, na verdade pretendo levantar questões sobre a profissão de um "designer".

Há quem diga que nos tempos em que vivemos todo mundo é designer, e logicamente há quem discorde dessa frase.
É fato que qualquer pessoa pode se sentar em frente a um computador, abrir um programa e desenvolver algo, seja uma peça gráfica, um objeto ou apenas um desenho. Mas o que coloco em questão é a qualidade do material desenvolvido.
A arte é subjetiva, você pode utiliza la para expressar o que você sente, mas o design é funcional (quase sempre possuí uma função) e  na maioria das vezes ela deve ser facilmente compreendida.
Na internet existem inúmeras discussões, e o interessante é que a maioria delas tem como foco a formação desses profissionais e não a qualidade de seus trabalhos. Entre esses inúmeros fóruns encontrei algumas palavras, em um site de relacionamentos, que me parecem muito pertinentes, é uma discussão meio longa então aqui vai o link : CLICAAKIMEUBEM! 

Não acho que seja interessante ostentar um diploma, mas acho que realmente importa ostentar o que esse diploma acresceu a você e aos seus conhecimentos profissionais. Pois da mesma forma que existem cursos incríveis existem alunos medíocres.
E é inegavel o fato de que muitas vezes talento e sensibilidade estética juntos podem derrubar muitas teorias velhas que se encontram enjauladas dentro de mentes nada criativas de jovens profissionais formados em design.

Pense nisso. (ou não!)




"Designers são visuais: eles são capazes
de ver coisas antes que se tenha
qualquer coisa para ser vista."
Ralph Caplan, escritor e consultor de comunicação, autor do livro "By Design"




Nenhum comentário:

Postar um comentário